UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Meio
Ambiente
Ano de ensino: Infantil ll etapa
Objetivo Geral:
Conscientizar a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.
Objetivo Específico: Utilizar
a separação do lixo como medida para diminuir as ações que prejudicam o meio
ambiente.
Material: Data
show, depósito seletivo, papel, lata, vidro e plástico.
Atividade Motivação: Mostrar a
imagem das lixeiras de separação, perguntar para o aluno se eles conhecem e
como se divide o material a ser depositado.
Justificativa: Uma
maneira de minimizar os problemas causados pelo lixo é a reciclagem.
Atualmente costuma-se dizer que os
inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos cinco Rs:
repassar, recusar, recuperar, reaproveitar e reciclar..
Avaliação: Através
da observação
VÍDEOS UTILIZADOS
(UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA - PARTE I, II E III; É PRECISO RECICLAR - TURMA DA MÔNICA)
REGISTROS DOS ALUNOS ASSISTINDO AOS VÍDEOS
RELATÓRIO DA AULA
Foi
proposta nesta atividade o tema reciclagem, pois é um tema que vem sendo
debatido constantemente e por todos os meios de comunicações e trabalhados nas
escolas para conscientização da humanidade.
Por ser um
tema conhecido os alunos tiveram facilidade em interagir. A professora
trabalhou o tema teoricamente através do data show.
Para
mostrar na prática aos alunos a professora levou-os ao pátio da escola onde
está localizado o coletor de lixo reciclável; a aula foi desenvolvida com
clareza e as crianças puderam participar selecionando o lixo e colocando nos
lugares corretos; alunos interagiram de forma tranquila e expressando suas
curiosidades. O desenvolvimento desta atividade foi registrado com fotos, vídeo
e registro. As crianças se colocaram em círculo e no centro foram expostos
alguns materiais recicláveis para levar ao conhecimento dos alunos a diferença
entre plástico, vidro, papel, papelão e alumínio (latinhas). Em seguida a
professora pediu aos alunos que fizessem a distribuição relacionada ao cesto de
acordo com a cor, símbolos de identificação, isso levou os alunos a se
questionarem entre si. Depois os alunos voltaram a se sentar e a professora foi
explicando e retirando os materiais depositados nas lixeiras, perguntando se
estavam na lixeira correta e também explicando que não dispunha da lixeira
marrom a qual seria para coletar os lixos orgânicos (sobra de comida...). As crianças interagiram muito bem, pois, foi
uma atividade bem aceita entre as mesmas. Através da aula prática essas
crianças puderam dispor de sua liberdade de expressão, portanto, a aula foi
bastante motivadora e proveitosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário