PLANO DE AULA


UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA

Disciplina: Ciências
Conteúdo: Meio Ambiente
Ano de ensino: Infantil ll etapa

Objetivo Geral: Conscientizar a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.
Objetivo Específico: Utilizar a separação do lixo como medida para diminuir as ações que prejudicam o meio ambiente.
Material: Data show, depósito seletivo, papel, lata, vidro e plástico.
Atividade Motivação: Mostrar a imagem das lixeiras de separação, perguntar para o aluno se eles conhecem e como se divide o material a ser depositado.
Justificativa: Uma maneira de minimizar os problemas causados pelo lixo é a reciclagem.
Atualmente costuma-se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos cinco Rs: repassar, recusar, recuperar, reaproveitar e reciclar..
Avaliação: Através da observação      






VÍDEOS UTILIZADOS 
(UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA - PARTE I, II E III; É PRECISO RECICLAR - TURMA DA MÔNICA)

















REGISTROS DOS ALUNOS ASSISTINDO AOS VÍDEOS





















                               RELATÓRIO DA AULA

Foi proposta nesta atividade o tema reciclagem, pois é um tema que vem sendo debatido constantemente e por todos os meios de comunicações e trabalhados nas escolas para conscientização da humanidade.
Por ser um tema conhecido os alunos tiveram facilidade em interagir. A professora trabalhou o tema teoricamente através do data show.
Para mostrar na prática aos alunos a professora levou-os ao pátio da escola onde está localizado o coletor de lixo reciclável; a aula foi desenvolvida com clareza e as crianças puderam participar selecionando o lixo e colocando nos lugares corretos; alunos interagiram de forma tranquila e expressando suas curiosidades. O desenvolvimento desta atividade foi registrado com fotos, vídeo e registro. As crianças se colocaram em círculo e no centro foram expostos alguns materiais recicláveis para levar ao conhecimento dos alunos a diferença entre plástico, vidro, papel, papelão e alumínio (latinhas). Em seguida a professora pediu aos alunos que fizessem a distribuição relacionada ao cesto de acordo com a cor, símbolos de identificação, isso levou os alunos a se questionarem entre si. Depois os alunos voltaram a se sentar e a professora foi explicando e retirando os materiais depositados nas lixeiras, perguntando se estavam na lixeira correta e também explicando que não dispunha da lixeira marrom a qual seria para coletar os lixos orgânicos (sobra de comida...).  As crianças interagiram muito bem, pois, foi uma atividade bem aceita entre as mesmas. Através da aula prática essas crianças puderam dispor de sua liberdade de expressão, portanto, a aula foi bastante motivadora e proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário