PROJETO
QUANTO
LIXO PRODUZIMOS?
Ao
observar os resíduos produzidos nos diferentes espaços da escola e também em
casa as crianças descobrem que muitos materiais que costumamos descartar podem
ser reutilizados.
OBJETIVOS:
·
Conscientizar os alunos de que qualquer ser
humano é um produtor de lixo;
·
Fazer com que as crianças percebam a
quantidade de lixo que uma família pode produzir;
·
Identificar os tipos de lixo que podem ser
reciclados;
·
Diferenciar os tipos de lixo produzidos.
DISCIPLINA:
·
Ciências;
·
Língua Portuguesa;
·
Artes
CONTEÚDOS:
·
Meio Ambiente;
·
Reciclagem de lixo;
·
Produção de textos coletivos;
·
Música;
ANO
DE ENSINO:
Educação Infantil - II Etapa
Educação Infantil - II Etapa
TEMPO
ESTIMADO:
Seis semanas
Seis semanas
RECURSOS:
Humanos - alunos, professores, pais,
familiares, funcionários da escola.
Materiais
- Sacos de lixo, cestos de lixo com destinações específicas, cartolinas, tintas,
canetinhas para a confecção de cartazes, resíduos sólidos (lixo) domésticos,
caderninho, recursos áudio visuais (PCs, Datashow, rádio, CDs, filmadora,
câmera fotográfica).
JUSTIFICATIVA:
A
maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam,
constitui o nosso modo de vida. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou
separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um
grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos
com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as crianças perceberem que
fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura.
Frequentemente
as crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam
a palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à
floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua
residência como natureza. Portanto, é preciso que os pequenos compreendam que,
ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte
da natureza, do ambiente.
Estimule
as crianças da sua turma a perceberem como vivem e se relacionam com a natureza
e a sociedade. Compreender quanto lixo produzimos pode ser uma importante
ferramenta de percepção para os pequenos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª fase:
Solicitar
que os alunos tragam de casa a produção de um dia de lixo, mas é preciso tomar
cuidado nessa solicitação, pois as crianças podem querer trazer qualquer tipo
de lixo. Oriente sua turma e os pais das crianças para que separem somente
resíduos inorgânicos, como as embalagens, sem arestas cortantes e que não
apresentem perigo às crianças, pois, nesta etapa é importante que as crianças
possam refletir um pouco mais sobre a produção de lixo.
Quando
esses resíduos forem trazidos, permita que as crianças os manipulem livremente.
Veja se elas brincam com o lixo e observe como elas fazem isso. Aos poucos,
conduza a brincadeira para que a turma classifique os tipos de embalagens e
lance perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo trazida por
cada uma das crianças muda, de acordo com os hábitos familiares. É possível,
ainda, que as crianças já queiram separar as embalagens de acordo com critérios
que elas mesmas vão estabelecer (cores, formas etc.).
Pergunte a elas se ali
existe algum tipo de lixo que possa ser reutilizado e peça para que façam a
seleção do material.
Ao final, propor
uma roda de conversa para que os pequenos exponham seus critérios, contem sobre
a origem do lixo produzido e avaliem a atividade. Aproveite
esta oportunidade para explicar sobre a produção do lixo nas cidades e sobre a
necessidade de se reduzir esta produção.
2ª fase:
Confecção de um caderninho
de receitas. Pesquisar e trabalhar com as crianças receitas culinárias feitas a
partir de cascas de frutas - que, normalmente, são desprezadas no lixo, (ex:
brigadeiro de casca de banana).
Também organize algumas entrevistas
com funcionários da escola sobre o lixo produzido. As crianças podem elaborar
questões relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinação. Certamente as
merendeiras terão respostas diferentes daqueles funcionários que trabalham na
secretaria ou na biblioteca.
Depois, peça para que as
crianças entrevistem os seus próprios familiares, a fim de comparar os lixos
produzidos em diferentes casas, ainda que em um mesmo contexto urbano.
3ª fase:
É
muito importante também que as crianças interajam com todos os recursos
tecnológicos existentes na escola a fim de realizarem suas pesquisas de forma
prazerosa, visitando sites de pesquisas, assistindo a vídeos e filmes, portanto,
durante o desenvolvimento do projeto elas devem ser levadas até a sala de
informática para explorarem softwares que tratam do assunto da problemática do
lixo de forma lúdica e interessante para as mesmas, assim como filmes, músicas
e textos também.
Sugestões
de materiais:
Música:
Depende de nós. Ivan Lins (Balão
Mágico)
http://www.youtube.com/watch?v=PJB6u5rdW
Depende de Nós
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Vídeos:
·
È preciso reciclar. Turma da Mônica
·
Um plano para salvar o planeta. Turma da
Mônica. (parte 1).
·
Um plano para salvar o planeta. Turma da
Mônica. (parte 2).
·
Um plano para salvar o planeta. Turma da
Mônica. (parte 3).
Texto de pesquisa sobre
reciclagem:
Reciclagem
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para
designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para
um novo produto. Muitos
materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As
maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes
naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de
resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve
apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado
novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de
reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização
consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um
exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do
papel.
O papel chamado de reciclado não é nada
parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem
cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a
não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim
transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material
de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que
seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas
características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito,
utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por
exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser
beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata
com as mesmas características.
A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não
renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a
disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do
inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Cores dos cestos de separação
para reciclagem:
No Brasil os recipientes para
receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
§
Amarelo: metal
§
Preto: madeira
§
Laranja: resíduos perigosos
§
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
§
Roxo: resíduos radioativos
§
Marrom: resíduos orgânicos
§
Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo
possível de separação.
Vantagens da
reciclagem:
Os resultados da reciclagem são
expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a
reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como
por exemplo o papel, que
exigiria o corte de mais árvores; as
emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre
outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a reciclagem
contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a
reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não
só proporciona melhor qualidade de vida para as
pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos
de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
No Brasil existem os carroceiros ou catadores
de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis
deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de
materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande
poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.
Assim, para muitas das pessoas que
trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal),
a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.
O manuseio de resíduos deve ser
feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de
doenças.
No Brasil, as
prefeituras de sete cidades fornecem serviço de coleta seletiva a 100% das
residências. Esses municípios são: Curitiba (PR), Itabira(MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goiânia (GO).[2][3]
Coleta
seletiva:
Coleta
seletiva ou recolha selectiva é o termo utilizado para o
recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos
citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
A
separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis,
aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Para
iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e
qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinadomunicípio ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
IMPLANTANDO A COLETA SELETIVA:
A coleta seletiva e a
reciclagem de resíduos são soluções desejáveis, por permitirem a redução do
volume de lixo para disposição final.
O fundamento da coleta
seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis,
vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.
A implantação da coleta
seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos
poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à
população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que
separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.
É aconselhável distribuir
à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao
armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de
papel ou plástico).
A instalação de postos de
entrega voluntária (PEV) em locais estratégicos melhora a operação da coleta
seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das
campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping
centers e edifícios comerciais e públicos.
Deve-se buscar elaborar um
plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos.
A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para
que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena
iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a
perda de credibilidade dificulta a retomada.
Finalmente, é necessária a
instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para
a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas
especiais para reciclagem de entulho (resíduos da construção civil).
PRINCIPAIS FORMAS DE COLETA
SELETIVA:
§
Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários
específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam
os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos;
§
PEV (Postos de Entrega
Voluntária) - Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos
físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis;
§
Postos de Troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem.
§
PICs - Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa Interno de Coleta
Seletiva, que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com
associações de catadores. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o PICs é
realizado em diversas empresas, fruto do trabalho da Companhia de Serviços
Urbanos de Natal (URBANA), que realiza trabalhos de educação ambiental com
crianças e adolescentes.
Após, abrir uma roda de
conversa sobre o que viram ouviram e realizaram.
4ª fase:
Produção
de pequenos textos em grupo para confecção de cartazes. Nestes escritos eles
deverão expor tudo o que aprenderam até o momento a respeito da produção e
reciclagem de lixo. Também coletar ilustrações que condizem com os textos
produzidos. Esses cartazes deverão ser expostos nos murais da escola.
Registrar
todos os trabalhos. (relatórios, fotos e filmagem).
AVALIAÇÃO:
deverá ser feita através de observações diárias no que diz respeito a
participação e adesão à proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário