WIKIPEDIA



WIKIPEDIA E WIKCIONÁRIO

O wiki é um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos muito utilizada pela comunidade de softwares livres para documentação de programas e criação de apostilas, ou seja, uma enciclopédia on-line.
Organiza e mantém a qualidade de seu conteúdo mesmo sendo composto por materiais dispersos, produzidos por diferentes pessoas com interesses comuns e sem qualquer organização prévia ou controle dos membros.
Somente o interesse em preservar o conhecimento é o suficiente para garantir a produção, manutenção e atualização dos materiais
A Wikipédia e o wikcionário são enciclopédias mundiais em que qualquer pessoa pode ler seu conteúdo e também modifica-lo. A fiscalização de todo o trabalho se deve aos próprios usuários, o que torna confiáveis estas fontes de informações, pois, eles corrigem as informações erradas e mentirosas.
Também todas as versões antigas dos textos podem ser lidas ou recuperadas.
Para compreender melhor a Wikipédia seria necessário entender o conhecimento como fenômeno social e coletivo e não como posse e propriedade de uma elite. Contudo, a Wikipédia compreende um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo expressando seu conhecimento por meio da linguagem de forma competente e sintonizada com os demais seres humanos, quer seja ou não da mesma classe social.
Portanto, qualquer pessoa tem propriedade para escrever sobre algo, expressar os saberes que acumulou durante a vida, e é através das ferramentas da Wikipédia que o ato de escrever deixa de ser solitário para se tornar cada vez mais público e grupal.
O que podemos encontrar em cada verbete é um conceito pleno, que apresenta uma ideia em sua plenitude, desde que nos deixemos desvela-los, pois, num “mundo wiki” a reflexão é o combustível de um conhecimento dinâmico em constante transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário